Criar uma Loja Virtual Grátis
Diz ai Galera
Qual sua Moto?
BIZ/POP/Crypiton
CG/Titan/Fan 125
Titan 150
Titan Star 160
Honda que ñ ta na lista
Yamaha que ñ ta na lista
Protótipo de Arrancada
Outros modelos
Ver Resultados
Partilhe esta Página

SUPER CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO 2 RODAS


SOLICITE ORÇAMENTOS

54-996606519
OU
atendimentotianotec@outlook.com.br

SUPER PROMOÇÕES


Kits Aumento de Cilindrada
Kits Aumento de Cilindrada

Salve galera do Motorzão!
Vamos tudo falar sobre
kits de aumento de cilindrada.
Kit de Competição Tiano Téc


Primeiramente vamos deixar claro o que é
"CILINDRADA"

O termo “cilindrada” vem de cilindro e é originalmente conhecido como o volume de deslocamento do motor, isto é, a capacidade em volume da câmara de um pistão.

Resumidamente vamos começar da forma mais facil de compreender melhor o assunto.
Então como vemos estampados nos cilindros, a cilindrada é descrita como "cm³" ou seja "unidade de medida de capacidade (centímetros cúbicos) como exemplo:
Titan 150 tem 149cm³
CG 125 tem 124cm³
CRF 230 tem 223cm³
CB300 tem 291cm³

Ai notamos que os números usados para descrever a cilindrada exata da moto na hora da venda é diferente da real. (saiba mais)

Mas oque é "cm³" ?
O centímetro cúbico é a medida que representa o volume de um cubo com lados de 1 centímetro cada um. O volume de um objeto representado em centímetros cúbicos, desse modo, é equivalente ao volume de um certo número desses cubos hipotéticos.
Existem várias maneiras de se calcular essa medida, mas em casos mais simples, como com prismas retangulares tridimensionais (caixas), o volume será apenas 
comprimento × largura × profundidade 
(as medidas devem estar expressas na mesma unidade). !saiba mais!
Como dito acima, "cm³" é uma "unidade de medida de capacidade (centímetros cúbicos)
1cm³ tambem é igual a 1ml ou seja, este espaço pode ser medido com liquido, pois se um motor tem 149cm³ ele tem uma capacidade de 149ml em seu cilindro com pistão no PMI (com pistão mais baixo possivel). mas não é desta forma que vamos descobrir a cilindrada ou CM³ do motor, vamos usar um calculo expecifico para isso.

As cilindradas de um motor são calculadas de acordo com o diâmetro e o curso de um pistão, sempre dados em milímetros (mm). Utilizamos a seguinte expressão matemática na determinação da cilindrada de um motor a explosão:

O diâmetro e o curso do pistão costumam ser informados em milímetros, por isso devemos transformar para centímetros, para isso basta dividirmos por 10.
exemplo:
Diâmetro do cilindro: 56,5 mm → 56,5 / 10 = 5,65 cm
Curso do pistão: 49,5 mm → 49,5 / 10 = 4,95 cm
π = 3,14

Onde:
N = Número de cilindros do motor
π = 3,14
d = diâmetro do cilindro
C = curso do pistão no interior do cilindro

O motor da moto possui 124 cc, mas na venda a indústria costuma informar 125 cc.


Vamos usar outro exemplo o motor da Titan 150.
O curso do pistão da Titan 150 é de 57,8mm, ou seja desde a parte mais alta no topo atá a parte mais baixa o pistão percorre 57,8 mm.
Então anotemos o curso do pistão: 57,8 mm.
Agora que já sabemos o curso do pistão teremos que saber o diâmetro do pistão. Para sabermos o diâmetro do pistão é só medir com um paquímetro ou micrômetro o diâmetro do pistão, o pistão é medido 20mm de baixo pra cima em sua saia.
O diâmetro do pistão original da Titan 150 é : 57,3mm.
O cálculo usado é o seguinte: este número é denominado por PIN=  3.141592654
O PIN é usado para todos os cálculos de cilindradas para qualquer tipo de motor, então veja como vai ficar:


Começando com 7 Vantagens e Desvantagens (nível básico) 

O kit de aumento de cilindradas é uma opção para o motociclista que deseja elevar a potência e o torque do seu veículo sem ter que gastar demais. A instalação do kit consiste na substituição de algumas peças dentro do bloco do motor que permitirão um melhor aproveitamento da capacidade cúbica total sem a necessidade de usinagens ou retíficas em casos de kits mais simples, pois como falei vou começar falando de forma mais simples para que todos consigam entender, lá na frente e em outros posts tambem estamos falando sobre preparação mais complexas.

Ficou interessado em entender melhor o assunto? As principais vantagens e desvantagens da instalação desse kit você fica sabendo nos tópicos logo abaixo. Confira:

1 – Ganho de velocidade

Aqui utilizaremos como exemplo as motos de menor potência, como o modelo Honda Titan 150 e similares, ou seja, podemos dizer que uma das vantagens do kit de aumento de cilindradas é o incremento da velocidade final da motocicleta com modificação de transmissão ou rmp. Nos testes de fábrica, esse modelo chega a alcançar 130 Km/h na 5º marcha em tempo (x), e com a substituição do pistão, cilindro, e dos anéis e juntas que compõem o kit, a motocicleta pode atingir 130 Km/h (-x) mais rápido nas mesmas condições ou velocidades mais elevadas em condições modificadas como, RPM, Relação de Transmissão e outros detalhes.

2 – Mais segurança nas ultrapassagens

Com a adaptação do kit de aumento de cilindradas e o consequente ganho de velocidade final já explicado anteriormente, algo natural é o aumento da sensação de segurança ao realizar ultrapassagens em estradas e rodovias, mesmo se o motociclista estiver em companhia de um garupa.

3 – Maior torque

As motos de 150 cc possuem como característica alguma dificuldade de subir aclives de forma confortável, sendo normal que o motociclista necessite reduzir para a 1ª marcha nesse tipo de situação. Com a instalação do Kit que “transforma” esse motor em um 190 cc, a motocicleta realizará esse trabalho com muito mais facilidade, inclusive em 3ª marcha, quando o veículo já estiver embalado.

4 – Aumento na temperatura

Aqui está uma desvantagem na instalação do kit de aumento de cilindradas. Como a capacidade cúbica da motocicleta se torna maior, a temperatura se elevará de forma considerável quando o veículo estiver trabalhando em baixa velocidade, porem existem padrões de alimentação e exaustão que podem neutralizar este efeito.

5 – Necessidade de substituição de outras peças

Outra situação que o proprietário da motocicleta pode enfrentar ao optar pela instalação do kit é a necessidade de substituir algumas outras peças. Nos casos mais simples, escapamento, por exemplo, com uma abertura maior poderá entregar mais potência ao motor, assim como um conjunto de embreagem que suporta temperaturas mais altas, de forma a aumentar o período de vida útil desta e em casos mais elevados, a a necessidade de muitas outras peças, como biela compatível com o pino do pistão, um comando apropriado para alimentação e exaustão adequada deste motor entre muitos outros detalhes.

6 – Aumento do consumo de combustível

A sua motocicleta teve a sua potência e seu torque ampliados após a instalação do kit de aumento de cilindradas, portanto, é natural que exista algum tipo de contrapartida. Qualquer veículo que tenha uma capacidade cúbica aumentada necessitará de mais mistura ar/combustível para funcionar. A boa notícia é que esse tipo de alteração é quase imperceptível no caso das motocicletas com cilindradas mais baixas.
Mas sempre vai haver a necessidade de mais ajustes técnicos na alimentação para que mantenha uma mistura ideal ou rica para evitar o desgaste precoce e até quebra do motor.

7 – Necessidade de informar ao Detran sobre o aumento de cilindradas

Essa é outra questão já esperada pelo proprietário da motocicleta que passou pela alteração através do kit. Todas as mudanças nas características originais da motocicleta devem ser informadas com antecedência ao órgão de trânsito — ele encaminhará a situação para o INMETRO fazer a análise e realizar a aprovação, mesmo que a instalação do kit de aumento de cilindradas não impacte em nenhuma alteração visual na motocicleta. (Nunca Sobe de Ninguém que Fez Isso)
Mas ta ai uma dicas básicas sobre aumento de potencia galera!
Agora que já sabe algumas das informações basicas sobre o kit de aumento de cilindradas, continue lendo todas as matérias em nossa pagina, leia também algumas dicas para melhorar a performance sobre duas rodas!

Quero deixa claro que, aumento de cilindrada, sem aprimoramentos, como principalmente de alimentação entre outros fatores importantes que temos que levar em conta para um ganho de potencia real. (Continue Lendo e se quer saber ainda mais veja aqui) 


Alguns Kits que Produzimos para Titan 150

170cc
Pistão 4mm


183cc
Pistão 4mm + pino 2mm


187cc
Pistão 4mm + Virabrequim 63mm


188cc (kit 190)
Pistão 64,5mm


201cc
Pistão 64.5mm + pino 2mm


205cc
Pistão 64,5mm + Virabrequim 63mm


211cc
Pistão 66mm + pino 2mm


215cc
Pistão 64mm + Virabrequim 67mm


223cc
Pistão 70mm


237cc
Pistão 70mm + pino 2mm


242cc
Pistão 70mm + Virabrequim 63mm


248cc (cilindro simples)
Pistão 74mm


248cc (cilindro Big Block)
Pistão 74mm


257cc (cilindro Big Block)
Pistão 70mm + Virabrequim 67mm


262cc (cilindro Big Block)
Pistão 76mm


265cc (cilindro Simples)
Pistão 74mm + pino 2mm


265cc (cilindro Big Block)
Pistão 74mm + pino 2mm


269cc (cilindro Big Block)
Pistão 77mm


270cc (cilindro Big Block)
Pistão 74mm + Virabrequim 63mm


280cc  (cilindro Big Block)
Pistão 76mm + pino 2mm


283cc (cilindro Big Block)
Pistão 79mm


285cc (cilindro Big Block)
Pistão 76mm + Virabrequim 63mm


287cc (cilindro Big Block)
Pistão 77mm + pino 2mm


288cc (cilindro Big Block)
Pistão 74mm + Virabrequim 67mm


288cc (cilindro Simples)
Pistão 74mm + Virabrequim 67mm


293cc (cilindro Big Block)
Pistão 77mm + Virabrequim 63mm


302cc (cilindro Big Block)
Pistão 79mm + pino 2mm


303cc (cilindro Big Block)
Pistão 76mm + Virabrequim 67mm


308cc (cilindro Big Block)
Pistão 79mm + Virabrequim 63mm


320cc (cilindro Big Block)
Pistão 84mm


311cc (cilindro Big Block)
Pistão 77mm + Virabrequim 67mm


327cc (cilindro Big Block)
Pistão 85mm


328cc (cilindro Big Block)
Pistão 79mm + Virabrequim 67mm


348cc (cilindro Big Block)
Pistão 84mm  + virabrequim 63mm


342cc (cilindro Big Block)
Pistão 84mm + pino 2mm


350cc (cilindro Big Block)
Pistão 85mm + pino 2mm


352cc (cilindro Big Block)
Pistão 88mm


357cc (cilindro Big Block)
Pistão 85mm  + Virabrequim 63mm


367cc (cilindro Big Block)
Pistão 90mm


371cc (cilindro Big Block)
Pistão 84mm + Virabrequim 67mm


375cc (cilindro Big Block)
Pistão 88mm + pino 2mm


379cc (cilindro Big Block)
Pistão 85mm + Virabrequim 67mm


382cc (cilindro Big Block)
Pistão 88mm + Virabrequim 63mm


392cc (cilindro Big Block)
Pistão 90mm  + pino 2mm


400cc (cilindro Big Block)
Pistão 90mm + Virabrequim 63mm


407cc (cilindro Big Block)
Pistão 88mm + Virabrequim 67mm


426cc (cilindro Big Block)
Pistão 90mm + Virabrequim 67mm


 

Ta achando interessante? Então continue lendo e conhecendo melhor esse nosso mundo de preparação de motores.

Aumento de Cilindrada
Segundo Davis (1998), há apenas dois modos de se alterar a capacidade volumétrica de um motor, sendo estas o aumento do diâmetro dos pistões e o aumento do curso do virabrequim. Davis (1998) complementa dizendo que alterar o comprimento da biela ou alterar a altura de compressão do pistão não alteram o deslocamento, ou seja, não ocorre o aumento de volume do motor, porém pode ser necessária a troca de ambos para adequar o motor a Relação r/l e a taxa de compressão para dado combustível que será utilizado.

Hoje vendemos muitos Cilindros Especiais com pistão grande e Virabrequins com Curso maior(Aumento da "CAPACIDADE" volumétrica)

Pelo contrario, vendemos poucos Cabeçotes Especiais, itens que proporcionam melhor eficiência volumétrica.(Aumento do "PREENCHIMENTO" volumétrico)
Seria falta de Informação? ou só querem uma simples melhora?
Mas esse é um assunto que vou deixar para outra ocasião e vamos continuar falando sobre os Kits de Aumento de Cilindrada (Aumento da "CAPACIDADE" volumétrica)
.
Davis (1998) afirma que o aumento do curso do virabrequim é uma maneira de aumentar significativamente o volume do motor, se comparado ao aumento do diâmetro do pistão. De acordo com Connolly (2000), um curso maior do virabrequim permite o motor obter mais desempenho em rotações mais baixas e a dirigibilidade e faixa de torque do motor é alterada em relação ao original.
o aumento do curso do virabrequim influência na velocidade média do pistão, na relação r/l e na taxa de compressão, como dito anteriormente.
Com o aumento do curso, a velocidade média dos pistões também aumenta e pode ultrapassar o limite de 20 m/s que a maioria dos pistões originais aguentam, gerando mais fadiga ao pistão e assim reduzindo sua vida útil.
Se for demasiado o aumento do curso, pode ser necessário a utilização de bielas com menor comprimento, gerando uma inclinação exagerada do componente, piorando a relação r/l.

Porem se estamos em busca de potencia temos que levar muito em conta a etapa que é, calcular a pressão necessária para se alcançar a potência desejada, utilizando-se a equação 9. ⁄ (9) , onde “ ” representa a pressão absoluta para se atingir a potência desejada, “ ” representa a vazão de ar real no motor em lb/min, “ ” representa a constante do gás ideal (639,6 Torr), “ ” representa a temperatura no coletor de admissão em °F, “ ” representa a eficiência volumétrica, representa a velocidade do motor em rpm e representa o volume do motor, em polegadas cúbicas (Hartman, 2007, p. 127).
Nesse caso seria dimensionamento correto dos dutos do cabeçote em conjunto com entre os mais simples que seria desde: 

Arvore de comando 
Comando de Competição Tiano Téc


Cilindrada
Kits Aumento de Cilindrada

Taxa
Determinação da Taxa

Escapamento
Escapamento de Competição
Diâmetro das válvulas
Válvulas de Competição Maiores e Aliviadas

 Diâmetro do carburador
Carburador de Competição 28mm e 42mm


Regime de RPM
CDI 9 limites de RPM configuravel
Entre outros muitos detalhes mais técnicos, esse é outro assunto que falaremos especificamente na ocasião certa.

Quer uma outra boa diga, escolha um preparador só, não compre ou mande preparar em pessoas diferente simultaneamente, deixe que apenas um preparador especializado execute o projeto do seu motor do inicio ao fim, só assim obterá os melhores resultados.

Assim que eu tiver mais tempo deixo uma matéria mais extensa e detalhada.
Mas se gosta de aprender, da uma olhada nas Apostilas, Cursos de Mecânica e Preparação, Catalogo de Todas as Motos
(Confira Todos)